FETRAM elege Diretoria e define plano de luta na Paraíba

Em congresso realizado neste sábado, dia 4 de maio de 2019, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos, a Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, FETRAM, fundada em 2009, elegeu a sua diretoria e conselho fiscal, para um mandato de 4 anos e definiu um plano de luta que passará a ser desenvolvido imediatamente.

O 3° congresso contou com a participação de diversos sindicatos de servidores públicos municipais, professores, agentes comunitários de saúde e de endemias, dentre outras categorias, representando 22 sindicatos e 30 municípios. Na mesa de abertura se fez presente o assessor jurídico do sindicato de Igaracy e Aguiar, Dr Eduardo Lacerda e Zilma Feitosa do MST.

A pauta constou de uma análise da conjuntura política atual, que teve como expositor o Jornalista Josivan Antero, além dos advogados Dr Alexandre Oliveira que fez uma exposição sobre a MP. 873/2019 e Dr. Damião Guimarães, que fez exposição sobre a Reforma da Previdência.

Em seguida foi aberto o debate, onde os delegados e delegadas fizeram suas intervenções sobre os temas abordados.

Para o jornalista Josivan Antero, o momento é de reflexão dos erros cometidos pelo campo da esquerda e compreender o atual momento que vive o povo brasileiro, em especial a classe trabalhadora, no sentido de avançar na luta se contrapondo a todas as medidas de retrocessos apresentadas pelo governo Bolsonaro.

Josivan ainda destacou que o momento exige muita unidade da classe trabalhadora e os sindicatos devem trilhar a linha classista e de luta.

Já Dr. Alexandre Oliveira fez um breve relato da Medida Provisória 873/2019 do presidente Bolsonaro que em sua essência é inconstitucional e isso vem se demonstrando nas ações impetradas na justiça do trabalho, citando o caso do SINFEMP, onde oito gestores deixaram de fazer o desconto da mensalidade sindical e foram derrotados na justiça. Já o advogado Dr. Damião Guimarães, fez um histórico da proposta da reforma da previdência e o prejuízo para a classe trabalhadora. Guimarães citou que praticamente será o fim da aposentadoria no Brasil e os penalizados serão diretamente os trabalhadores, necessitando mobilizar o povo, pressionar deputados e senadores para evitar a sua aprovação.

Dando continuidade ao congresso, logo depois de servido o almoço, foi discutida a formação da Chapa para a Diretoria e o Conselho Fiscal, onde os sindicatos presentes apresentaram nomes para compor a nova direção com representação de todas as regiões do Estado, conforme preceitua o estatuto.

O congresso elegeu a sindicalista Carminha Soares para presidente, tendo como vice presidente, Alcicleide Lacerda e mais 28 diretores, incluindo o conselho fiscal.
As regiões do sertão e alto sertão, curimataú e Seridó, Brejo, Cariri, Litoral, Borborema foram todas contempladas.

O próximo passo da FETRAM será a legalização dos sindicatos junto ao Ministério, a greve da educação no dia 15 de maio, como também a greve geral no dia 14 de junho definida pelas centrais sindicais.

O presidente da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, José Gonçalves, afirmou que a central irá trabalhar lado a lado da FETRAM e dos sindicatos filiados, travando a luta em cada município, em cada região do Estado, especialmente contra a Reforma da Previdência.” Vamos pressionar os deputados e senadores da Paraíba para não votarem a favor do fim da aposentadoria em nosso País e para isso, vamos para as portas desses senhores e senhoras pressionar para não votarem a favor do Bolsonaro”, disse o mesmo.

A presidente Carminha Soares, irá marcar a primeira reunião da Diretoria no prazo de 30 dias, como também preparar toda a documentação para registro em cartório, legalizando juridicamente a diretoria eleita.

Comente com o facebook

Comentários