SINFEMP faz reunião extraordinária da Direção neste sábado dia 10 em Patos

O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realiza neste sábado, dia 10 de janeiro de 2026, uma reunião extraordinária da Direção, onde na oportunidade discutirá a Campanha Salarial 2026, que tem como tema: Quem vem com a base, não cansa!

O objetivo da Direção é antecipar a pauta de reivindicações das diversas categorias de servidores nos 23 municípios de sua base territorial e ao mesmo tempo, definir um plano de ação e luta para 2026.

O reajuste do piso nacional dos professores, será um ponto discutido, pois a entidade discorda frontalmente dos 0,37% divulgado, defendendo um reajuste acima da inflação e em caso de negativa por parte do governo federal, não iniciar o ano letivo em nenhum município e no País.” A CNTE estará realizando o seu congresso de 15 a 18 de janeiro e com certeza irá tirar um posicionamento nacional, onde devemos seguir. A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, também estará se posicionando. O SINFEMP irá seguir o caminho da luta por respeito aos trabalhadores da educação”, disse a presidente Carminha Soares.

O Piso da enfermagem, dos ACE e ACS, também faz parte da discussão na reunião da entidade. O sindicalista Zé Gonçalves, colocou também a necessidade das outras categorias que tem propostas de piso nacional sendo apreciadas e votadas pelo congresso nacional, a exemplo das auxiliares de serviços, merendeiras, técnicos administrativos, motoristas, vigias, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, engenheiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, garis, dentre outras.” Vamos fazer essa luta nos municípios e em Brasília, para que todas as categorias tenham o seu piso nacional, mudando essa triste realidade nos municípios, pois a maioria ganha apenas o salário mínimo “, afirmou o sindicalista.

Outro ponto de discussão será o rateio do FUNDEF, para quem trabalhou de 1998 a 2006 e do FUNDEB pelos gestores municipais.” Tem município que o dinheiro já está na conta, como é o caso de Malta e a gestão ainda não fez o rateio do FUNDEF com os professores”.

Sobre o rateio do FUNDEB, o sindicato já enviou ofícios a todos os gestores municipais, secretários de educação e presidentes do conselho em cada município, solicitando a prestação de contas e a relação de quem está recebendo pelos 70%.” Queremos saber em que está sendo gasto o recurso do FUNDEB em cada município e caso não sejam respondidos os ofícios neste mês de janeiro, será acionado o Ministério Público Federal e do Estado”, afirmou Zé Gonçalves. Será definido ainda um calendário de reuniões, assembleias e atendimento do jurídico em todos os municípios.

As reuniões terão início no mês de fevereiro de 2026 e o lançamento da Campanha Salarial será no dia 31 de março do corrente ano.

Comente com o facebook

Comentários