Zé Gonçalves diz que falta diálogo de Nabor com as categorias de servidores para que haja avanço nas negociações

O vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) disse em discurso na Câmara Municipal de Patos que falta diálogo por parte do prefeito do município, Nabor Wanderley (Republicanos) para que haja avanços nas negociações no que diz respeito a questões salariais e de melhorias das condições de trabalho.

O parlamentar mirim ressaltou que em mandatos anteriores o prefeito recebia os servidores e era aberto ao diálogo e à negociação. “O que está acontecendo com o prefeito Nabor que antes recebia os sindicatos e negociava, avançava ali e acolá, mantinha a negociação e agora sequer recebe as entidades?”, lamentou.

Ele criticou o fato de Nabor mandar os projetos para serem apreciados pela Câmara em que algumas categorias recebem algum reajuste, mas não de maneira que valorize e atende todas as perdas salariais.

O parlamentar mirim citou o caso dos conselheiros tutelares que tiveram um aumento de 50%, mas que só chegarão a receber um salário e meio. “É uma categoria pequena que poderia estar ganhando dois salários e meio ou três salários”, opinou.

Zé Gonçalves ressaltou a situação da Odontologia, em que o município está recebendo recursos do Governo Federal, através da Portaria 960 de 2023, desde julho do ano passado e ainda não repassou aos servidores. E de lá para cá já foram repassados para pagamento de gratificação para dentistas e auxiliares em saúde bucal mais de R$ 600 mil.

Ele criticou as propostas de reajuste que são muito abaixo do esperado, como por exemplo a da guarda municipal e dos agentes de trânsito que é de 7 por cento, cuja categoria desde 2016 não tem reajuste.

Outra questão mencionada por Zé Gonçalves diz respeito à situação da Enfermagem, cujo piso salarial nacional deveria estar na cabeça do contracheque, e a dos professores cujo piso teve reajuste pequeno no ano devido aos repasses do FUNDEB e que esse ano o reajuste foi de 5 por cento.

Na opinião de Zé Gonçalves, é preciso que as gratificações sejam descongeladas e que seja dado aumento em cima de toda a remuneração do servidor para que houvesse realmente melhoria salarial. O parlamentar mirim teve aprovado Requerimento em que pede reajuste salarial de 35 por cento para todos os servidores que têm ensino fundamental, médio, técnico e superior. “Eu espero que na próxima quarta-feira o prefeito Nabor possa realmente receber as categorias para que a gente possa, na verdade, discutir essa situação”, enfatizou.

Zé Gonçalves defende o reajuste isonômico para os servidores do nível fundamental, médio, técnico, superior, pois todos trabalham.” Os vigias, auxiliares de serviços, técnicos administrativos, Pedreiros, serventes, pintores, garis, servidores da secretaria de desenvolvimento social, meio ambiente, médicos veterinários, engenheiros, também existem e precisam do descongelamento de suas gratificações e aumento de seus salários “, disse o mesmo.
No dia 21 de fevereiro, o SINFEMP estará fazendo o lançamento da Campanha Salarial 2024 que tem como tema: Somos Resistência e Luta.

Comente com o facebook

Comentários