Em Olho D’Água Prefeita Joana Sabino retira insalubridade dos agentes de endemias

A prefeitura de Olho D’água, retirou do contra cheque dos agentes de combate às endemias a insalubridade. Segundo os agentes de endemias, a insalubridade vinha sendo paga apenas 50 % desde maio de 2017 e agora a prefeita Joana Sabino retirou toda a insalubridade desses profissionais, os agentes foram pegos de surpresa com essa decisão já que eles trabalham diretamente com inseticidas e larvicidas e devem receber o adicional insalubre que é 40% do salário base.
Os agentes também reclamam do tratamento diferenciado em comparação aos agentes de saúde que estão em uma mesma categoria, pois os ACS recebem os 100% de insalubridade, os ACE disseram ainda que as condições de trabalho são precárias, o ponto de apoio não tem banheiro, não tem energia, tem mal cheiro e falta materiais como bolsa, e fardamentos.
Alguns ACEs reclamaram na justiça da retirada de outra gratificação em Janeiro de 2021 pela gestão municipal da Prefeita Joana Sabino e acreditam que estão sofrendo algum tipo de perseguição por parte da gestão, pois são parte da atenção básica do município e não são repassados nada para eles e ainda mais cancelaram o envio dos casos positivados para eles poderem saber as residências que possuem pacientes que tem a Covid-19. E estão sujeitos a pegar o vírus por falta de informação da secretaria de saúde Municipal.
No início da gestão atual os agentes tiveram que acionar o ministério público para que a mando da justiça a prefeitura pagasse o piso salarial que foi negado pela prefeita. Lamentamos a falta de reconhecimento por parte da prefeita a qual no seu discurso falou tanto em políticas públicas e reconhecimento dos profissionais do município e na prática estamos vendo outras atitudes.

Comente com o facebook

Comentários