Em Patos, entidades representativas e políticas lançam nota pública e se preparam para ato em alusão ao Dia Internacional do Trabalhador

Neste sábado, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, entidades representativas e políticas se preparam para realizar ato em alusão a data na cidade de Patos.

Após reunião remota com lideranças sindicais, de movimentos sociais e políticas, os presentes decidiram que haverá um ato público a partir das 08h30 na Praça Edvaldo Mota, a popular Praça do CEPA, Centro de Patos. A atividade será com algumas representações para evitar aglomeração em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID 19. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Veja a íntegra da nota pública!

NOTA POLÍTICA SOBRE O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

Vivemos mais uma profunda crise do modo de produção capitalista, que coloca o lucro acima de tudo. Desta vez, agravada pela pandemia do novo coronavírus que, só no Brasil, já ceifou a vida de quase 400 mil brasileiros e brasileiras. Ao mesmo tempo, a esmagadora parcela da classe política trabalha a serviço dos interesses da elite econômica capitalista. Basta observar o corte de dinheiro em investimentos públicos e as reformas dos últimos anos – trabalhista, previdenciária e a administrativa em curso – que atacam duramente o nosso povo.

Dados oficiais apontam que quase 15 milhões de brasileiros perderam o emprego e que outros 6 milhões desistiram de procurar, pois não encontram. Resultado: a informalidade cresceu de forma exponencial e nas ruas se vê o reflexo disso com camelôs, vendedores ambulantes, prostituição, catadores de lixo e pedintes, além de aumento de furtos e vários outros delitos. A falta de trabalho atinge mais de 32 milhões de pessoas.

A desigualdade social é gritante! Mas, enquanto os trabalhadores sofrem, os ricos ficaram mais ricos. O Brasil pulou de 45 em 2.020 para 65 bilionários em 2.021. Esses “homens” têm juntos o equivalente a 219,1 Bilhões de Reais. Eles têm um quinto da riqueza do país. Para eles, o paraíso é aqui mesmo no planeta Terra.

Não podemos deixar a desesperança e a apatia atingir os lutadores sociais. Faz-se necessária nossa união pelas seguintes bandeiras emergenciais: vacina já! Amplo auxílio emergencial de 600,00 e fora Bolsonaro. Este presidente e sua família estão atolados em escândalos e têm sobre seus ombros a responsabilidade pelas consequências severas da pandemia da Covid-19 no Brasil: fome e morte.

Temos a compreensão de que os trabalhadores e trabalhadoras, pela sua força de trabalho e inteligência, são os verdadeiros responsáveis pela produção de tudo que está à disposição da humanidade para consumo e sobrevivências. Portanto, é imprescindível a organização e luta contra um modelo de produção que explora quem produz e beneficia quem quase nada faz. Também é imprescindível a união de forças para dar um basta ao governo irresponsável e anti-povo de Bolsonaro. Não podemos ter medo e nos calar!

Patos/PB, 28 de abril de 2021

Viva o Dia Internacional dos Trabalhadores!

Vacinas para todos!

Auxílio emergencial para quem precisa!

Fora Bolsonaro!

SINTECT-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba)

SINFEMP (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região)

SINTEENP (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba)