SINFEMP aciona Ministério Público Estadual contra Secretaria de Educação de Patos

O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, acionou o Ministério Público Estadual contra a Secretaria Municipal de Educação de Patos que está implementando uma politica de fechamento de turnos de diversas escolas municipais, como também do fechamento  do EJA- Educação de Jovens e Adultos em Escolas nos bairros e montar um centro do EJA na Escola Nosso Lar Tio Juca, igual a Central de Marcação de Consultas implantada pela Secretaria de Saúde, trazendo enormes prejuízos a população idosa e fora da faixa etária que querem estudar.

O SINFEMP fez visitas as escolas e constatou que existe número suficientes de alunos para funcionar os turnos e não tem nenhum sentido o Município está transferindo alunos para o Estado, reduzindo repasses para o FUNDEB, como também trazendo transtornos para os pais de alunos que querem manter os seus filhos próximos as escolas de suas residências.

A Escola Raimunda Melo no Conjunto Manoel Nascimento, que tem 126 alunos e tem três salas de aula, sendo uma ocupada pelo centro de informática que deixou de funcionar há bastante tempo e outra sala que foi dividida.

O que poderá ser feito é levar os computadores (9) para uma sala menor, podendo deixar as três salas exclusivamente para funcionar as séries pela manhã do pré, com 23 alunos. Primeiro ano com 20. Segundo ano com 17, totalizando 60 alunos.

No turno da tarde, existe o Terceiro ano com 28 alunos, o quarto ano com 18 alunos e o quinto ano com 20 alunos, totalizando 66 alunos.

Ocorre que no turno da tarde a Secretária quer transferir os alunos do quarto e quinto ano, no total de 38 parta uma escola do Estado, trazendo prejuízos para o FUNDEB no Munícipio e, além disso, colocando crianças para estudarem misturados com adultos, onde tem gerado uma grande revolta dos pais de alunos que irão também procurar o Ministério Público Estadual para intervir nessa situação.

Alunos, pais de alunos, professores, pessoal de apoio, direção, tem a opinião que tem todas as condições de funcionar, mas o problema está no abandono da escola, que é uma característica no Munícipio que há 4 anos não se faz limpeza.

Tinha um problema de galeria, mas a equipe da secretaria de infraestrutura resolveu.

Nesta área foram fechadas uma Creche (Manoel Quinidio Sobral) e uma Escola a Nabor Wanderley, ficando apenas a Escola Raimunda Melo que abrange a área de 4 bairros.

A Escola Sabino Freire, próximo a UPA, querem fechar o turno da tarde, apesar de ter 6 turmas pela manhã com os seguintes alunos: Pré- 29. Primeiro ano – 25. Segundo ano – 29. Terceiro ano – 25. Quarto ano – 24. Quinto ano: 30 alunos. A tarde tem o primeiro ano com 17 alunos e o terceiro com 26 alunos.

Sobre o EJA,  o SINFEMP defende que seja ampliado o atendimento, além das 3 escolas, passe a funcionar uma no centro, permanecendo as outas nas áreas do Jatobá ( Escola Manoel Roberto), Vila Cavalcante, ( Escola Miguel Mota), Maternidade ( Escola Sabino Freire), estendendo o funcionamento para a área do Belo Horizonte e Distrito de Santa Gertrudes.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares não tem sentido fechar turnos e turmas e sim ampliar o atendimento, pois a educação não pode ser feita apenas pensando em reduzir despesas.

O vice-presidente do SINFEMP, José Gonçalves afirmou que segunda-feira, dia 10, às 17 horas será realizada uma reunião com professores, servidores e pais de alunos prejudicados, para definir um calendário de mobilização nos bairros, caso o Prefeito não tome uma providência imediata. “ Fechar escolas, reduzir o acesso das pessoas ao conhecimento é um verdadeiro crime”, disse o mesmo.

sinfemp.com.br

Comente com o facebook

Comentários