SINFEMP denuncia número exorbitante de contratados e terceirizados nas prefeituras de sua base territorial e defende concurso público

O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, denunciou que a maioria das prefeituras não estão realizando concurso público, mas contratando, terceirizando, criando cooperativas, para tentar passar uma uma que não está infringindo a lei e a própria constituição federal.

A entidade tem dados de dezembro de 2025, do Tribunal de Contas do Estado, onde o número de contratados tem aumentado assustadoramente, senão vejamos:

Como se observa, o primeiro lugar em contratações sem concurso público é o Município de Patos com 2.853 pessoas e teria que fazer concurso para 1.725 vagas. O segundo lugar é o município de São José de Espinharas com 539 contratados e teria que fazer concurso para 252 vagas. O terceiro colocado é o município de Emas, com 144 contratados e teria que fazer concurso para 76 vagas. Em quarto lugar vem o Município de Olho D’água com 143 contratados e teria que fazer concurso para 60 vagas. Já o quinto lugar, vem o Município de Condado com 156 contratados e teria que fazer concurso para 65 vagas.

Para o sindicalista Zé Gonçalves, os gestores ignoram a Constituição Federal e o próprio Tribunal de Contas do Estado, era para determinar a realização de concurso público, mas fica fazendo acordo com os gestores, alertando -os das irregularidades. ” O correto é exigir a realização de concurso público em todos os municípios e não assinar termos de acordos”, defendeu o sindicalista.

Gonçalves ainda denunciou que os gestores municipais utilizam de todas as manobras para não fazer concurso público, fazendo permutas de servidores entre os municípios, muitos em estágio probatório, fazendo a processo seletivo, onde em sua maioria entram os seus aliados, inclusive, que já trabalhavam como contratados. Além disso, tem outros gestores que terceirizam com cooperativas, criadas por gente ligada a eles. Ainda tem os MEI’s- Microempreendedores Individuais. ” Então, São várias formas de contratação do servidor e além disso, pagam uma miséria de salário, não pagam insalubridade, periculosidade, adicional noturno e a jornada de trabalho, muitas vezes, ultrapassa as 8 horas diárias “, denunciou o sindicalista.

O SINFEMP exige a realização de concurso público não apenas nas prefeituras, mas também nas Câmaras Municipais, onde a situação se repete.

MUNICÍPIO EFETIVOS CONTRATADOS
AREIA DE BARAÚNAS 149 51
ASSUNÇÃO 149 107
CACIMBA DE AREIA 178 34
CATINGUEIRA 160 152
CONDADO 241 156
EMAS 153 144
JUNCO DO SERIDÓ 231 46
MALTA 206 75
MÃE D’ÁGUA 137 120
OLHO D’ÁGUA 220 143
PASSAGEM 194 75
PATOS 2037 2853
QUIXABA 146 36
SANTA LUZIA 226 36
SANTA TEREZINHA 226 36
SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS 706 539
SÃO JOSÉ DO BONFIM 77 30
SÃO JOSÉ DO SABUGI 137 65
SÃO MAMEDE 291 37
SALGADINHO 156 60
VÁRZEA 224 13
VISTA SERRANA 225 47
TENÓRIO 230 22

Comente com o facebook

Comentários