O SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realizará no dia 24 de maio de 2025, no seu Auditório em Patos, o Encontro Regional dos Garis, envolvendo os municípios de Patos, Malta, Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Tenório, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, Assunção, São José do Bonfim, Mãe D’água, Santa Terezinha, Catingueira, Emas e Olho D’água, com o objetivo de discutir as condições de trabalho, de salário e os direitos que estão sendo negados pelas gestões municipais.
A implantação da insalubridade no grau máximo de 40%, a aposentadoria especial, o Projeto de Lei 4146/2020 que tramita no congresso nacional de pagamento de dois salários mínimos, a entrega de EPI adequado, a audiência pública que será realizada no dia 3 de junho em Brasília, o horário de trabalho, dentre outros.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, esse encontro cumpre um papel importante, pois será a oportunidade de discutir e definir uma ação conjunta de todos os garis e demais servidores da limpeza pública na base territorial da entidade.” O SINFEMP está fazendo esse investimento, esse encontro com o objetivo principal de discutir e unificar a luta dos garis associados a entidade “, destacou a presidente.
O sindicalista Zé Gonçalves, afirmou que a categoria dos garis é muito esquecida quando se trata de seus direitos e que ainda existem prefeitos na região que se negam a implantar a insalubridade.” Interessante que todos querem a cidade limpa. Aí lembram dos garis. Nas quando é para implantar a insalubridade, não respeita a categoria”, alfinetou o líder sindical.
O SINFEMP vai assegurar a vinda de todos os garis, com transporte e alimentação para este dia 24 de maio em Patos.