Prefeitura de Patos deve explicar aplicação do FUNDEB

O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, encaminhará ofício solicitando informações sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB no Município, pois é o primeiro mês que a gestão atrasa o pagamento dos professores e demais profissionais do magistério que recebem pelos 60% e os servidores de apoio que recebem pelos 40%.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, a parcela dos 60% deve ser obrigatoriamente aplicada na remuneração dos profissionais, já o restante, que são os 40% deve ser aplicado no pagamento do pessoal de apoio e na manutenção das escolas.
Carminha afirmou que o mínimo de 60% deve ser aplicado na remuneração, nada impedindo que se aplique mais que esse percentual.

O vice presidente do SINFEMP, José Gonçalves, afirmou que a Prefeitura recebeu no mês de setembro mais de dois milhões e trezentos mil apenas do FUNDEB e não está entendendo como a secretaria de educação não teve condições de pagar a folha da educação dentro do mês trabalhado.

Para o sindicalista é estranho pois a folha praticamente é a mesma e os recursos do FUNDEB vem de acordo com o número de alunos do ano anterior, não sofrendo reduções.” Espero que a Prefeitura não tenha se aproveitado do projeto de remanejamento aprovado pela Câmara e sancionado pelo vereador e prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda e tenha retirado dinheiro do Fundeb para pagar outras despesas”, disse o mesmo.

Gonçalves disse ainda que espera uma resposta concreta por parte da Secretária de Educação e alertou o Conselho de Acompanhamento do FUNDEB para se debruçar sobre esse problema.,” É importante o Conselho Municipal do FUNDEB analisar imediatamente essa situação, evitando problemas futuros, pois tem o pagamento do 13° salário até o dia 20 de dezembro e o pagamento até o dia 30 do mês de dezembro de 2019″, afirmou o sindicalista.

Comente com o facebook

Comentários