Paraíba realiza 2º Encontro Estadual da CTB

IMG_20150725_172333373Dezenas de sindicalistas da Paraíba participaram no último sábado, dia 25 de julho no Auditório do Hotel JK em Patos, sertão do Estado, a 315 km de João Pessoa, do 2º Encontro Estadual da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, onde foram discutidos os documentos do 2º Conselho Nacional, que será realizado de 29 e 30 de setembro e 1º de outubro em São Paulo.

A CTB nacional esteve representada por Gilda Almeida, que além de IMG_20150725_133048809Diretora é a Coordenadora Nacional do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, onde fez uma análise da conjuntura internacional e nacional, tendo em seguida sido realizado um caloroso debate com a inscrição de 18 sindicalistas.

Já o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, fez a exposição do Plano de luta da central e em seguida aberta a discussão com os presentes, onde foram sugeridas e aprovadas várias propostas, que deverão ser enviadas para a coordenação nacional, a exemplo da redução da jornada de trabalho de 30 horas para os servidores públicos, o investimento na formação sindical através do fortalecimento do convenio com o CES, realização de uma marcha nacional a Brasília pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores, em defesa da Petrobrás e contra o golpe, contra cortes na educação,  contra o ajuste fiscal do governo federal que prejudica diretamente os trabalhadores, contra  a realização de processo seletivo em detrimento da realização de concurso público, contra o assédio moral nos locais de trabalho, por uma política de geração de emprego e renda para a juventude trabalhadora, dentre outras propostas.

IMG_20150725_095244521Dentro do plano de luta no estado, ficou definido a realização de quatro cursos de formação sindical, nas regiões de Picuí, Guarabira, São José de Piranhas e Patos, até dezembro de 2015. Além disso, foi aprovado por todos os presentes, um encontro extraordinário da CTB/PB, para recompor a sua direção estadual, substituindo os faltosos, onde será discutida a data na primeira reunião da Diretoria.

Foram escolhidos delegados para o 2º Conselho Nacional da CTB, titulares: Francisca de Paula Celeste de Sá Resende, José do Nascimento Coelho e como suplentes: Severino Ramos, Marina Torres, Carminha Soares e Alcicleide Lacerda.

DSC05024 (1)Para  Gilda Almeida, o 2º Encontro da CTB/PB, demonstrou unidade, fortalecimento do trabalho realizado nas bases e acima de tudo, as excelentes intervenções que foram feitas e acima de tudo o número de participantes, representando todas as regiões, tendo sido 96 sindicalistas, sendo 55 mulheres e 41 homens. “Saio daqui gratificada com a realização desse encontro, pela presença de praticamente cem sindicalistas, sendo a maioria de mulheres, com a presença da juventude trabalhadora e reafirmo que a nossa central aqui no estado,  sempre demonstrou esse compromisso, com o trabalho e com a unidade da classe trabalhadora”. Afirmou a mesma.

DSC05163O presidente José Gonçalves, agradeceu a participação de todos os presentes e reafirmou a necessidade de fortalecer ainda mais o trabalho, envolvendo a pauta nacional, na luta pela democracia, contra o golpe e trabalho de base nos sindicatos, a começar pela formação sindical.

CTB/PB.

 

 

DSC04995

 

 

 

 

 

 

IMG_20150725_102708772

Comente com o facebook

Comentários