A direção do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realizou mais uma assembleia geral, desta vez, no Município de Salgadinho com os associados a entidade sindical.
A assembleia aconteceu na Câmara Municipal que contou com a presença do presidente da casa legislativa, Leudo Almeida, como também da vereadora Ilda Dias, professora e filiada ao SINFEMP.
A assessoria jurídica fez o atendimento presencial para os sindicalizados, de vários processos que ainda tramitam na justiça, através do advogado, Dr Alexandre Oliveira.
O sindicalista Zé Gonçalves, fez uma fala colocando as demandas dos servidores públicos municipais de Salgadinho, tais como: implantação da insalubridade para auxiliares de serviços gerais, de escolas, creches e demais secretarias. A implantação da periculosidade para podadores de árvores. O pagamento da insalubridade dos servidores da saúde em cima do salário base. Atualização do plano de cargos, carreira e salários do magistério, rateio do FUNDEB para quem recebe pelos 70%, dentre outras demandas.
Outra preocupação do sindicalista é a forma como está vindo a nomenclatura nos contracheques dos servidores que estão trabalhando e exercendo suas funções nas escolas, creches, secretaria, enfim, todos que trabalham na educação, que não aparece o pagamento pelos 70% FUNDEB, que irá provocar prejuízos quando o projeto de Lei 2531/2021 for aprovado.
O SINFEMP já encaminhou ofício ao gestor municipal para fazer alterações nos contracheques, pois está vindo MDE no lugar de FUNDEB 70% e isso é uma irregularidade. “Hoje não existe mais FUNDEB 60% e 40% e todos os profissionais do magistério e o pessoal de apoio tem que receber pelo FUNDEB 70%, vir essa nomenclatura em todos os contracheques”, destacou o sindicalista.
Gonçalves afirmou ainda que quando o piso das auxiliares de serviços, merendeiras, técnicos administrativos, motoristas, vigias, inspetores e demais servidores de apoio da educação for aprovado, caso não conste FUNDEB 70% não será implantado.” Eu espero que a gestão corrija isso de imediato, pois o piso pode ser aprovado a qualquer momento e uma auxiliar de serviço que ganha hoje um salário mínimo, irá para R$ 3.847,00 e essa fonte de pagamento é justamente FUNDEB 70%”, alertou.
Outro ponto discutido foi o piso dos garis que assegura dois salários mínimos e a insalubridade de 40% grau máximo, também poderá ser aprovado a qualquer momento.
O presidente da Câmara Municipal, Leudo Alves, se colocou a disposição das demandas e reivindicações dos servidores, como também do espaço da Câmara para reuniões com as categorias.
A professora e vereadora, Ilda Dias, destacou a luta do SINFEMP no Município de Salgadinho, dos encaminhamentos das reivindicações dos servidores e se colocou também a disposição para fazer a luta em parceria com a entidade.
O professor Josinaldo Gomes, da Direção do SINFEMP, falou dos avanços obtidos nas últimas gestões e citou o pagamento dos Precatórios, implantação da insalubridade e outros direitos dos servidores.” Avançamos bastante nas reivindicações dos servidores e acredito que as demandas atuais serão encaminhadas e serem resolvidas de acordo com as condições do Município”, disse o sindicalista.
O SINFEMP irá fazer reuniões com todos os aposentados, além de dar continuidade as visitas aos locais de trabalho.















