Projeto de Energia Solar Sustentável é apresentado e aprovado pelo SINFEMP

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região -SINFEMP, em concordância com o uso responsável dos recursos naturais e na luta por um planeta habitável para as novas gerações, apresentou aos associados um projeto de produção de energia solar.
Para a presidente da entidade, Carminha Soares, o investimento em energia limpa e renovável além de ser importante pela questão da sustentabilidade, também servirá de exemplo para a cidade de Patos e para todos os municípios da base. A intenção é começar pelo abastecimento da entidade e depois passar a disponibilizar para outras sedes, mediante excedente de energia na sede em Patos, incentivando a base a seguir o caminho da solarização das suas casas.

Ela chamou a atenção também para a conscientização através de hábitos que evitem o desperdício e promovam o bom uso da água, da energia e dos alimentos.

A apresentação do Projeto de Política Institucional de Sustentabilidade Ambiental para o Sinfemp e Associados foi feita por representantes da Cooperativa de Compartilhamento de Energia Bem Viver, com profissionais que participam do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social na Paraíba.

O sindicalista Zé Gonçalves falou que empreendimento começa experimentalmente na sede do Sinfemp em Patos e deve ser expandido para as demais sedes nos outros municípios. No contrato inicial, a produção será de 2.500 kWh de energia elétrica por mês. “É um investimento para economizarmos, por exemplo, com a climatização necessária da entidade, uma vez que estamos concluindo um refeitório e um auditório para 300 pessoas, o consumo de energia aumentará substancialmente”, explicou.

A direção do SINFEMP está empenhada nesse projeto de energia solar sustentável, tendo participado de um seminário na Usina Solar Sustentável no Município de Maturéia, em parceria com CEPFS- Centro de Educação Popular e Formação Social de Teixeira , Bem Viver – Cooperativa de Energia Solar, CERSA- Comitê de Energia Renovável do Semiárido, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, Cáritas Brasileira, Fundo Casa Socioambiental, MISEREOR , Ação Social, onde foram apresentadas diversas experiências, além de uma visita as instalações da usina de energia solar sustentável.

A Cooperativa Bem Viver é uma experiência estruturante no campo do compartilhamento de energia solar fotovoltaica, que busca disseminar o modelo descentralizado e coletivo de geração de eletricidade de base popular, a partir de auto-organização e de auto- gestão comunitárias, como forma de promover a transição energética justa e com inclusão de pessoas do campo e da cidade.

Depois de aprovação dos associados em assembleia geral, foi assinado o contrato com a empresa ATIVE , Energia Solar, para instalação dos módulos solares, instalação do sistema, visando a geração média mensal de 2.500 kwh.
Estiveram na apresentação do Projeto: César Nóbrega, Walmeram, José Anchieta e Josa, representando as entidades.

Comente com o facebook

Comentários