Lula garante pagamento retroativo do piso nacional da enfermagem

Em discurso na 17ª Conferência Nacional da Saúde, que termina nesta quarta-feira (5), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o governo vai pagar o piso nacional da enfermagem.

Por oito votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o piso nacional da enfermagem deve ser pago aos trabalhadores do setor público pelos estados e municípios na medida dos repasses federais.

“A companheira Nísia (Trindade) tomou a decisão: ela vai pagar o piso, vai pagar o atrasado desde maio, e mais o décimo terceiro”, anunciou o presidente citando a ministra da Saúde.

Leia mais: Lula culpa Bolsonaro por mortes na pandemia e diz que ele não ficará impune

“Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de 4 mil é caro. A gente esquece que quando a gente vai no hospital o médico faz a consulta, a cirurgia, mas quem cuida da gente o resto do dia é o pessoal da enfermagem”, afirmou Lula.

De acordo com a ministra, não há como reconstruir o Sistema Único de Saúde (SUS) sem valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da área.

“O piso nacional da enfermagem foi instituído em decisão do Judiciário esta semana, e vamos segui-la, garantindo no setor público, com o presidente Lula, as nove parcelas previstas para 2023”, assegurou a ministra.

Comente com o facebook

Comentários