Professores que tem dois vínculos no município de Patos foram prejudicados no rateio do FUNDEB, além de desconto de imposto de renda em cima de 27,5%. Diz SINFEMP

O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, vem recebendo inúmeras reclamações sobre o rateio do FUNDEB feito pela Prefeitura Municipal de Patos para Professores, profissionais do magistério e servidores de apoio, no tocante ao valor recebido, aos descontos efetuados, a professores que trabalharam em 2021 e ficaram de fora, como também os professores que tem dois vínculos, por terem realizado dois concursos, receberam apenas por um.

Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, isso demonstra a forma unilateral como se deu o processo de rateio, sem a participação do sindicato, da categoria e apenas por um grupo da secretaria de educação e gestor, pois se tivesse sido discutido com a participação de professores teria evitado muitos problemas que estão surgindo agora.

Outra preocupação da presidente diz respeito ao desconto da previdência, do imposto de renda no percentual de 27,5% levando praticamente 50% dos valores recebidos, quando se soma todos os descontos.” Vamos reunir com todos os servidores que estão se sentindo prejudicados e tomar uma posição para se resolver tudo isso”, disse a sindicalista.

O vice presidente do SINFEMP, vereador sindicalista Zé Gonçalves, disse que o prefeito Nabor Wanderley agiu corretamente em fazer o rateio, mas ao mesmo tempo, não procurou a categoria e sua entidade sindical para discutir o rateio e com isso, professores e servidores prejudicados.

Zé Gonçalves lamentou ainda que o Projeto de Lei 001/2022 que tratava do rateio, colocaram cascas de bananas para prejudicar os professores e as 4 emendas que foram apresentadas, a orientação do prefeito foi que a base da gestão na Câmara votasse contrária e foi o que aconteceu.” Impor aulas presenciais num aumento da Pandemia. Eu propus as duas modalidades, presenciais ou remotas. Exigir 80% de presença. Eu propus 50%. Fazer os cálculos em cima de até 65%, no salário, quando eu propus 100%. Gastar apenas 70% quando eu propus que fosse incluído os 30% restante para aumentar o valor do rateio. Tudo isso prejudicou os professores e servidores e a culpa não é do SINFEMP e nem do nosso mandato na Câmara Municipal”, disse o Sindicalista.

Outra preocupação do Sindicalista foi no tocante ao desconto de 27,5% na tabela do imposto de renda, em desacordo com os valores recebidos.
O SINFEMP orienta todos os servidores que imprimam os contracheques de janeiro a dezembro de 2021, o contracheque com o valor do rateio, ficha individual financeira e procurem o SINFEMP a partir de segunda feira, para encaminhar as demandas.

Comente com o facebook

Comentários