SINFEMP realiza assembleia e delibera suspensão da greve até concluir negociação

Em uma grande Assembleia Geral realizada na última sexta feira, dia 13 de março no Auditório da Associação Comercial, o SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, deliberou continuar com a suspensão da greve em Patos até o dia 27 de março para que sejam concluídas as negociações com o Prefeito Interino de Patos, Ivanes Lacerda, no tocante às 30 reivindicações apresentadas da Campanha Salarial 2020 da entidade.

Até o momento a gestão atendeu ao aumento dos professores e demais profissionais do magistério, ativos e aposentados no percentual de 12,84% , como também o aumento dos aposentados que não são professores e ganham acima do salário mínimo no percentual de 4,48% , retroativos a 1 de janeiro de 2020.

Mas as outras reivindicações ainda não foram atendidas, tais como: concessão e pagamento das férias e um terço, entrega do EPI, implantação das progressões horizontais e verticais dos servidores da saúde, implantação das ascensões dos professores, pagamento do adicional noturno em cima do salário base, condições dignas de trabalho, dentre outros.

No tocante a jornada de trabalho de 30 horas semanais e seis horas corridas, como também um dia de folga para os servidores da saúde que trabalham em UBS- Unidades Básicas de Saúde, tem avançado as negociações.

Diversos secretários em discussão com o SINFEMP já deliberaram pela jornada de 30 horas e seis horas corridas, a exemplo da Prefeitura Municipal que está funcionando em horário corrido, das 08:00 as 14:00 horas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Educação, onde todos os servidores a partir desta segunda feira dia 16 irão trabalhar às seis horas corridas, como também a saúde, que irá oficializar um dia de folga para os servidores de UBS e nos demais locais, a exemplo do prédio da própria Secretaria que os servidores irão trabalhar às seis horas corridas.

O SINFEMP tem reuniões com servidores e demais secretários durante a semana para avançar na implantação das 30 horas semanais e seis horas corridas.
Na segunda tem reuniões com servidores das Secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura, Administração, Meio Ambiente, Habitação, Agricultura, para tratar do assunto.

No tocante a Secretaria de Educação serão realizadas a partir da quinta feira, dia 19, visitas aos locais de trabalho para verificar a situação e fazer alguns ajustes.

Para a presidente do SINFEMP Carminha Soares, as negociações estão avançando e espera que até o dia 27 de março, as 16:00 horas, onde será realizada uma nova Assembleia do SINFEMP para discutir o que foi resolvido, possa apresentar uma resposta concreta para todos os servidores.

Carminha ainda falou sobre a abertura das negociações e a sensibilidade do Prefeito em reconhecer que a jornada de trabalho de 30 horas semanais e seis horas corridas, não irá trazer nenhum prejuízo a população, pois os serviços acontecem normalmente, reduzindo neste caso as despesas com água e energia.

O sindicalista José Gonçalves, afirmou que está demonstrado na prática o compromisso da entidade com os seus filiados e filiadas, que sempre buscou não inviabilizar o serviço público, como também não inviabilizar a vida do servidor.” Eu fico alegre e satisfeito em olhar os servidores e dizer que essa luta e a conquista é de todos, especialmente as mulheres que são maioria no serviço público,” disse o mesmo.

Gonçalves lembrou que seria muito grave uma auxiliar de serviços, uma merendeira, de uma escola ou creche, trabalhar 8 horas, ter que dá 4 viagens, sem ter sequer um transporte.” O que me preocupou foi essa jornada para as mulheres, que já tem seus afazeres domésticos, que em sua maioria tem uma tripla jornada de trabalho, muitas doentes, prestes a se aposentarem e ao invés de reduzir a jornada, aumentar,” disse o sindicalista.

O SINFEMP realiza nova Assembleia Geral dia 27 de março de 2020, as 4 horas da tarde na Associação Comercial de Patos.

Comente com o facebook

Comentários