Fundada a UMAC em Patos

Com dezenas de lideranças comunitárias rurais e urbanas de Patos, da juventude, das mulheres, de representação de igrejas, de ONGs, grupo afro e do Axé, pescadores, assentados da reforma agrária, homens e mulheres do campo e da cidade, foi fundada neste dia 8 de junho de 2019, a UMAC- União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos.

O congresso contou com a participação de liderança comunitárias das associações rurais e dos bairros de Patos, que atenderam ao chamamento a organização de uma entidade que organize a luta no município.

O congresso foi convocado através de edital publicado no jornal Correio da Paraíba, do dia 1° de maio de 2019, tendo sido feito um amplo trabalho de visitas, encontros com a entrega do material, tais como: cartaz, fichas de inscrições e uma cópia do edital para todos os presidentes de associações.

Foi eleita uma diretoria composta de 23 membros, um conselho fiscal de 6 membros e 6 NAC- Núcleos de Ação Comunitária nas áreas do São Sebastião, Belo Horizonte, Jatobá, Centro, Morro, Zona Rural e no Distrito de Santa Gertrudes, que tem como objetivo, fazer o trabalho de base junto aos membros da Diretoria da entidade.

Para o presidente eleito, José Roberto de Lima, o congresso foi vitorioso e demonstrou a necessidade da fundação de uma entidade que congregue apenas o movimento comunitário de Patos. ” Muitos pensavam que o movimento comunitário estava morto, sem ação, sem perspectivas, mas presenciamos o inverso, onde estava faltando quem tomasse iniciativa, que tivesse a coragem de puxar e fazer a luta,” disse o comunitário.
A próxima etapa será o registro da ata de fundação, eleição e posse, do estatuto da entidade e o CNPJ junto a Receita Federal.

Logo em seguida será marcada a primeira reunião da Diretoria, Conselho Fiscal e Núcleos de Ação Comunitária.

UMAC- Patos.

Comente com o facebook

Comentários