Em Patos, servidores públicos saem às ruas contra a reforma previdenciária

Nesta quarta-feira, dia 20, os trabalhadores estão se mobilizando para combater a proposta do Governo Federal que visa promover mudanças profundas na Previdência Social. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) está enviando para a Câmara dos Deputados as modificações que serão submetidas a discussão e votação dos parlamentares.

Entre as propostas mais polêmicas estão as modificações na idade mínima de aposentadoria,

homem 65 anos e mulher 62; proporcionalidade salarial, no qual pode fazer com que o aposentado recebe até 50% do salário mínimo por mês; tempo de contriubuição; mudança no método de capitação de recursos que atualmente é solidário passando a ser individual com semelhança a título de capitalização, dentre outras propostas.

A manifestação contou com diversos movimentos populares e sindicais. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), lideranças da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba (CTB/PB), representantes da Unidade Popular (UP), além de classificados no concurso público 2018 que lutam por ampliação de vagas para as vagas na Prefeitura Municipal de Patos.

Hoje também foi aberta a campanha salarial 2019 dos servidores públicos do Município de Patos. Um ato promovido pelo Sindicatos dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) deu início às lutas com pautas diversas que serão discutidas com a gestão do prefeito interino Bonifácio Rocha (PPS).

A caminhada teve início na Praça Edivaldo Mota e percorreu às ruas Epitácio Pessoa, Felizardo Leite, Leôncio Wanderley, Pedro Firmino e os manifestantes se concentraram no Palácio Cloves Sátiro, sede da Prefeitura Municipal de Patos. A ausência do prefeito interino Bonifácio Rocha, que está em atividade em João Pessoa, revoltou os servidores que consideraram a ausência como desrespeitosa aos funcionários públicos.

Ao término do ato, uma comissão formada por representantes do SINFEMP e contando com funcionários por categorias foi recebida por assessores da gestão municipal. O Procurador do Município de Patos, Dr. Jonas Guedes, o secretário de Administração do Município de Patos, Marco Túlio, o chefe de gabinete Paulo Marinho, dentre outros, deram início ao diálogo para avaliação da pauta de reivindicações dos servidores, que vai desde reajuste salarial, convocação dos classificados no concurso 2018, entrega de Equipamentos de Proteção Individual, melhores condições de trabalho e outros.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Comente com o facebook

Comentários