FIM da suspensão da prova de vida INSS: Quais as regras a partir do dia 30 de novembro?

O Instituto Nacional do Seguro Social publicou nesta quinta-feira (15) uma portaria no Diário Oficial da União que prorroga até o fim de novembro a suspensão da prova de vida para os beneficiários. Dessa maneira, mesmo que esteja no tempo de fazer a comprovação, não terá o benefício suspenso.

A prorrogação é devido à pandemia de Covid-19 e as restrições de isolamento social adotadas pelo Brasil, a fim de evitar a propagação do vírus, principalmente entre os beneficiários, que tem sua maioria composta por idosos e doentes que estão inclusos no grupo de risco.

A partir dezembro, os beneficiários poderão ter o aposento ou pensão suspenso, caso não compareça no local indicado para a realização da prova de vida. A prorrogação não invalida as obrigações contratuais estabelecidas entre o instituto e a rede bancária pagadora de benefícios.

Dessa maneira, os segurados devem comparecer as agências, dentro do prazo estabelecido para fazer a comprovação de vida. Lembrando que esse teste serve para assegurar o pagamento dos benefícios e evitar possíveis fraudes e pagamentos indevidos.

FDR

Comente com o facebook

Comentários